3 de nov. de 2011

Criando uma conta pelo iPhone, iPad e iPod touch sem cartão de crédito


  1. Se você já tiver uma conta, escolha Ajustes > Loja. Toque na ID da Apple exibida e escolhaSign Out (Finalizar Sessão).
  2. Abra a App Store no dispositivo. 
  3. Procure um aplicativo gratuito na App Store.
  4. Importante: antes de passar para a etapa seguinte, você deve tocar em Free (Gratuito) e depois em Instalar para baixar e instalar o aplicativo gratuito.
  5. Toque em Criar Nova ID da Apple.


     
  6. Escolha seu país e toque em Done (Concluído).
  7. Você deverá ler e aceitar os Termos e Condições da iTunes Store. Toque em Agree (Aceitar) na parte inferior da página para continuar.
  8. Insira seu endereço de e-mail, sua pergunta de segurança, sua data de nascimento e crie uma senha. Toque em Next (Avançar).
  9. Selecione None (Nenhum) como opção de pagamento.
  10. Preencha os campos obrigatórios de e-mail, endereço e número de telefone. Toque em Next (Avançar).
  11. Em seguida, você verá a tela "Verify your Account" ("Verifique sua Conta"). Toque em Done (Concluído) e consulte seu e-mail para ver se recebeu a mensagem de confirmação da iTunes Store.
  12. Abra o e-mail e clique no link apresentado para ativar sua conta. 
  13. Depois que você tocar no link, a App Store será aberta automaticamente e, em seguida, aparecerá uma solicitação para você iniciar sessão com o nome da sua conta e sua senha.


     
  14. Toque em Sign In (Iniciar Sessão) e você verá a tela de agradecimento.


     
  15. Você configurou sua conta com sucesso e pode aproveitar a iTunes, iBooks, e a App Store no iPhone, iPad e iPod touch.

20 de jul. de 2011

Como desautorizar computadores no iTunes



iTunes e suas autorizações

A App Store, desde o começo, tem uma política de limitar o número de computadores em que você pode baixar aplicativos. No máximo, são apenas 5 máquinas que podem ser autorizadas ao mesmo tempo. Com isso, a Apple tenta impedir que o mesmo aplicativo seja usado em dezenas de computadores diferentes, pois isso permitiria que os programas fossem disponibilizados ilegalmente na internet (claro, isso foi inventado antes de criarem o crack dos apps).


Acontece que, como poucos entendem como funciona o processo, isso traz dores de cabeça para consumidores legais que venderam seu computador ou simplesmente reformataram o HD, sem antes desautorizá-lo no iTunes para que este deixe de considerá-lo no seu limite de 5 máquinas.

Saiba agora como evitar esse problema, ou em último caso, resolvê-lo.

A primeira coisa a saber é que você pode gerenciar as autorizações no próprio iTunes do computador. Para isso, vá até o menu Loja e você verá as duas opções disponíveis.


Gerencie as autorizações no próprio iTunes


É muito importante que você sempre desautorize um computador caso não vá mais utilizá-lo para baixar aplicativos. Por exemplo, se você usou sua conta na casa de um amigo ou no computador da namorada(o). Ou mesmo antes de formatar seu disco rígido, senão ele irá considerar como um segundo computador ao instalar o iTunes novamente.


Também acontece muito do iPhone não permitir a instalação de algum aplicativo, mostrando o aviso “Este aplicativo não foi instalado porque você não possui autorização para reproduzi-lo neste computador“. Neste caso, basta ir ao mesmo menu Loja e autorizá-lo, colocando a sua conta e a senha.


Sem autorização

Como desautorizar um computador que já não existe mais?
O grande problema é quando você atingiu a cota de 5 máquinas e não tem mais acesso a todos os computadores que você autorizou, seja porque vendeu, formatou o disco ou brigou com a namorada. E agora, o que fazer?


Felizmente a Apple pensou nesta possibilidade e disponibilizou uma maneira de desautorizar todos os computadores ao mesmo tempo. Porém, muito cuidado ao fazer isso, pois só é permitido uma vez a cada 12 meses.


Ao se conectar na sua conta no iTunes, existe uma opção chamada “Deauthorize All” que aparece somente para quem tem já a cota completa de 5 computadores autorizados. Se você não atingiu ainda esta cota, esta opção não é exibida.


Desautorizar todos 


Basta clicar o botão e suas autorizações “zeram”. A partir daí, você deverá reautorizar todos os computadores que usa, no limite de 5 diferentes. Lembre-se, você só pode usar esta dica uma vez a cada 12 meses.


Uma última curiosidade: para aqueles que gostam de criar várias contas pelas App Stores do mundo, saibam que você só pode instalar no seu iPhone o conteúdo de 5 lojas diferentes ao mesmo tempo. Mais que isso ele não permite. Sabia disso? 


Não pode mais de 5 no mesmo iPhone

30 de mai. de 2011

Saiba as coordenadas de um ponto no Google Maps

Os serviços que a Google presta são dos mais usados pela Internet. São sempre precisos e têm as funcionalidades necessárias para agradar e satisfazer todos os seus utilizadores. A sua lista de serviços é de tal forma vasta que vai desde o inicial serviço de pesquisa de conteúdos, que deu origem à empresa, até ao muito usado Google Maps.

É precisamente para este serviço que vos vamos hoje apresentar uma dica que pode ser bastante útil na hora de determinar com precisão quais as coordenadas de um determinado ponto. Esta informação está disponível desde o início no URL da página, mas não é simples de obter.


O código JavaScript que vos vamos disponibilizar permite que tenham acesso a esses valores de forma muito simples e fácil de copiar e colar numa aplicação. É apresentado numa caixa de texto e só têm de o copiar para onde necessitam.

Antes de poderem colar o código na barra de endereço devem preparar um pouco a localização que necessitam, por forma obterem as coordenadas da forma mais correcta e precisa possível.
Comecem por navegar para o ponto de que pretendem obter as coordenadas. Depois disso devem clicar com o botão direito do rato no ponto e escolher a opção Centrar o mapa aqui, por forma a que obtenham o mapa centrado na posição pretendida.

Depois de terem o mapa centrado no ponto pretendido, só têm de copiar o código javascript que apresentamos abaixo para a barra de endereço do vosso browser, seguido de um Enter, para que o código seja assumido.

javascript:void(prompt(,gApplication.getMap().getCenter()))
 
Ao executarem o código será apresentada uma caixa de texto com as coordenadas desse ponto em particular. Copiem-no para o local que pretendem e usem-no da forma que melhor entenderem.

Esta pequena dica vai ajudar-vos a determinar as coordenadas de um ponto do Google Maps sem que tenham de estar a decompor o endereço da página do Google Maps.

by Peopleware

6 de abr. de 2011

Aprenda a Sincronizar o Google Agenda com o iPod Touch

google_ipod
Seguindo com mais uma dica de produtividade, claro que quando se tem uma agenda e se tenta levá-la a sério, é importante que você possa tê-la sempre com você e acessá-la de qualquer lugar, porque eu conheço poucas pessoas que são obrigadas a passar mais do que oito horas trabalhando na frente do computador, logo uma agenda portátil é fator determinante para uma melhor produtividade.
Como iPhones e iPods estão cada vez mais se proliferando em terras tupiniquins, vou mostrar aqui como sincronizar o Google Agenda com seu gadget da Apple que faz isto nativamente sem precisar de nehuma Appzinha meia boca pra faz o serviço.

Veja como sincronizar o Google Agenda com o iPod Touch ou iPhone
Primeiramente é preciso criar a sua própria agenda, se você não fez isto da outra vez, faça agora. Para que esta dica funcione com o iPod Touch é preciso de uma conexão wifi estabelecida com o aparelho para que ele possa buscar dados na internet, só avisando porque vai que tem gente que não sabe :P .
Depois de tudo pronto, com seu iPod em mãos, clique no ícone de ajustes e vá em Mail, Contatos, Calendários.

foto 2 

Em seguida escolha a opção de Adicionar uma nova conta.

foto 3 

E finalmente escolha o tipo de conta do Microsoft Exchange, estranho né, também achei, mas é assim mesmo para o negocio funcionar.

foto 

Em seguida preencha os campos da seguinte forma:
Insira se endereço de email
Deixe em branco o campo de Domínio
Preencha os dados de acesso da conta, com o login “meuemail” e a senha e Clique em Próximo.
No Campo do Servidor “Server” digite o endereço m.google.com e Clique em Próximo novamente.
Selecione quais tipos de dados você quer sincronizar, Mail, Contacts e Calendar. Caso já existam dados de contatos e calendários no iPod, a tela abaixo surgirá perguntando se os dados existentes deverão ser mantidos no iPod.

foto 4 

Depois de alguns instantes não só seus dados do Google Agenda como também de emails e contatos estarão a sua espera no seu iPod.

5 de abr. de 2011

Aprenda a resolver o problema de verificação de conta na App Store

É grande o número de usuários brasileiros que está encontrando dificuldades em baixar novos aplicativos para o iPhone e iPod touch, graças a um inconveniente aviso de “verificação de conta” que começou a surgir de uns tempos para cá no iOS. Como grande parte possui uma conta americana gratuita, fica impossível verificar o cartão que nem está registrado.


O que nem todo mundo sabe é que essa verificação não é um problema e pode ser facilmente resolvida, sem precisar registrar nenhum cartão. 

1. Se ao tentar baixar ou atualizar um aplicativo, a mensagem acima aparecer, você precisa verificar a sua conta. Geralmente isso acontece quando você restaura o sistema ou usa a App Store pela primeira vez em algum dispositivo. Toque em Continue.

2. Se ele pedir novamente para você se conectar com sua conta, faça.

3. Aparecerá a sua página com seus dados. Se você tiver um cartão registrado, basta colocar novamente os 3 números de segurança dele (aqueles que ficam na parte traseira, ao lado da assinatura). Se for uma conta sem cartão (como as americanas), basta tocar no botão Done. Simples assim! 


Pronto, a partir deste momento o sistema não lhe incomodará mais com autentificações e você poderá baixar o aplicativo que quiser. Isso poderá se repetir se o aparelho for restaurado ou a conta for usada em um novo dispositivo. Mas agora você já sabe o que fazer.

Como transformar o SkyDrive em uma pasta no Desktop

Que tal trazer para o conforto de seu computador uma pasta com ligação direta para as “nuvens”? Pois é isso que o pequeno, gratuito e valoroso aplicativo Gladinet Cloud Desktop faz. Siga os passos a seguir e traga o SkyDrive para a sua Área de Trabalho.
 

Baixe o instalador e clique 2 vezes no arquivo para abri-lo. Depois, vá clicando em "Next" até que o processo de instalação se inicie. Ao final, clique em "Close".
 

Vá até a Área de Trabalho e clique 2 vezes no ícone do Gladinet Cloud Desktop. Ao abrir pela primeira vez, você será conduzido à configuração da conta - ela pode ser acessada ao se clicar no link "here".


Aqui você vai escolher o provedor do serviço de disco virtual (Storage Provider). Clique no campo ao lado e selecione Windows Live SkyDrive, depois em "Avançar".


Agora preencha os respectivos campos com sua Windows LiveID. Clique de novo em "Avançar".


Certifique-se que a caixinha "Open virtual directory when finished" esteja marcada e clique em "Concluir".


E aqui está. Agora o seu disco virtual SkyDrive se transformou em uma pasta no seu computador. Caso queira guardar arquivos nele para depois acessá-lo de qualquer outro computador, é só arrastar o que quiser para ela.

Como gravar um DVD com o Windows Media Player

Vamos aprender a fazer uma das atividades mais simples que o software multimídia Windows Media Player tem a oferecer: gravar músicas ou vídeos em mídias ópticas como CDs e DVDs.
Aqui vamos gravar em um DVD comum uma série de arquivos de áudio no formato MP3. E caso queira gravar vídeos, o processo é o mesmo, ok?


 
 
Com a mídia virgem já inserida na gaveta do drive de seu computador, abra o Windows Media Player. No lado esquerdo, vai aparecer o item "Disco vazio". 

 
 
À direita, clique na aba "Gravar". Abaixo está a lista onde os arquivos serão adicionados.



É hora de escolher quais músicas farão parte da sua seleção. À esquerda, clique em "Músicas" para ver todo o seu acervo em ordem alfabética. Se clicar em "Artistas", as canções serão agrupadas de acordo com o nome do intérprete. Já em "Álbum", ocorrerá o mesmo, só que pelo nome do álbum do artista.


Agora é só ir arrastando os arquivos desejados para a lista de gravação. Dica: se você mantiver a tecla Ctrl pressionada, poderá selecionar mais de uma música de uma só vez. E se selecionar um arquivo, segurar a tecla Shift e depois clicar em outro arquivo da sua lista de músicas, verá que todos os arquivos entre elas também serão selecionados. Isso otimiza bastante o trabalho de selecionar mais de um arquivo, não é?

 
 
Tudo escolhido? Então é só clicar em "Iniciar gravação", botãozinho discreto que fica lá no alto da aba "Gravar". Mas lembre-se que um DVD é capaz de armazenar, em média, mais de 200 arquivos de música, ok? Depois que ele for gravado, não vai dar para reabri-lo para aproveitar o espaço restante.

Se tudo deu certo, você agora é dono de um DVD com os melhores sucessos de todos os tempos da última semana que estavam gravados no seu disco rígido! Parabéns!

Você sabia que o iPhone pode lhe dizer qual ônibus pegar?

Imagine a situação: você está visitando uma grande capital e precisa de deslocar para um lugar específico. Como não conhece a cidade, poderia ir de taxi, mas de ônibus e metrô sai mais barato. Qual linha pegar? Muitos talvez não saibam, mas é possível perguntar isso ao seu iPhone/iPod Touch ou iPad

 

Desde 2009, o Google Maps no iPhone possui acompanhamento de rotas em algumas capitais do país (São Paulo, Rio de janeiro, Goiânia e Belo Horizonte), que permite traçar um trajeto entre um ponto e outro da cidade, com indicação dos transportes públicos que devem ser usados. Uma verdadeira mão na “rota”. 

Para utilizar o recurso, siga os seguintes passos:
1. Abra o aplicativo Mapas e toque na pequena flecha situada no canto inferior esquerdo da tela. Isso fará com que ele lhe localize geograficamente. É preciso uma conexão internet para carregar as imagens.

2. Agora toque no botão Itinerários (ainda na parte de baixo da tela). Defina o início como Localização Atual e o fim com o endereço onde você deseja chegar. Ao tocar no botão azul Itinerário, ele traça o percurso completo de como chegar.

 

É importante selecionar, no alto da tela, a opção para transportes públicos, simbolizada pela imagem de um ônibus. Ou outros são para trajetos de carro ou a pé.

Pronto, neste momento ele traça a rota para você, com a indicação da linha de ônibus ou metrô que você deve pegar. Inclusive com cálculo de custo e estimativa de tempo de trajeto.

 

Apesar de alguns não acharem que ônibus combine com iPhone, a utilização é cada vez mais comum e um serviço destes é excelente. Esperamos que a Google não demore muito para implementar também em outras cidades.

14 de mar. de 2011

Como desinstalar o Windows 7 SP1



Se você estiver enfrentando algum problema após a instalação do Service Pack 1 do Windows 7, eis aqui como reverter a situação removendo o SP1.


Como desinstalar o Windows 7 Service Pack 1

Método 1

Abra o Painel de Controle-> Desinstalar um Programa.
Do lado esquerdo da janela que abrir selecione “Exibir atualizações instaladas”.
Selecione “Service Pack for Microsoft Windows (KB976932)”, clique com o botão direito sobre a atualização e selecione “Desinstalar”. Durante a confirmação clique em “Sim”.

Método 2

Execute o prompt de comando como administrador, digite:
wusa.exe /uninstall /kb:976932
Dê ENTER e OK para confirmar.

Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS


Resumidamente, o DNS (Domain Name Server) serve para que você possa se conectar a um site sem a necessidade de digitar seu IP, ou melhor, o DNS permite que o usuário acesse um site pelo seu domínio, não pelo IP da máquina que ele está alojado, exemplo: google.com.br -> 74.125.229.112. Com certeza se tivéssemos que digitar o IP de todos os sites ao invés de seus domínios a internet não teria se popularizado tanto.

Sabendo que o Windows armazena o DNS em um cache para acelerar a consulta em futuras conexões, se você decidir mudar de provedor DNS ou tem um site na internet e mudou de domínio talvez seja interessante as simples dicas abaixo, afinal, se um provedor DNS for modificado durante uma seção no Windows os dados antigos é que serão usados e no segundo caso, se o domínio de um site for modificado, ele pode demorar até 48 horas para se propagar.

Como limpar o cache DNS

A maneira mais fácil é através do Prompt de comando. Você pode acessar o Prompt de Comando através das teclas Win+R e digitando no menu executar “cmd” (sem aspas).
Usando o comando abaixo todos os registros são removidos:
Ipconfig /flushdns
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS

Como exibir o cache DNS

Se você limpou o DNS do Windows é muito provável que queira confirma isso, para tanto use o comando:
Ipconfig /displaydns
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS

Como desativar o cache DNS


Se você quiser desativar o cache DNS para reiniciá-lo ou por qualquer outro motivo o comando é o seguinte:
net stop dnscache
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS
* Vale ressaltar que para este comando é necessário executar o Prompt de Comando com privilégios de administrador.
A consequência em se desativar o cache DNS é que talvez sua conexão fique mais lenta.

Como ativar o cache DNS


O comando é o seguinte:
net start dnscache
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS
Para todos aqueles que estão enfrentando algum tipo de problema com erros de DNS, páginas 404 ou algo assim, recomenda-se fechar os navegadores abertos e usar a sequência de comandos conforme abaixo:
ipconfig /flushdns
em seguida:
net stop dnscache
e depois:
net start dnscache

12 de mar. de 2011

Microsoft Word – Sabe fazer referências cruzadas?

Uma das ferramentas que uso com muita frequência é a suite da Microsoft, mais concretamente o Word. Para mim, é a ferramenta mais completa e poderosa deste segmento, disponibilizando funcionalidades para quase tudo.

word_000

O que é uma referência cruzada?
Quando escrevemos um documento, é comum incluirmos imagens, tabelas e outros elementos. Ao longo da escrita do documento por vezes temos a necessidade de fazer referência a esses elementos.
Uma referência cruzada faz referência a um item que aparece numa outra localização num documento  – por exemplo, “Ver Figura 1.” É claro que este processo pode ser feito “manualmente”, no entanto considerando que pode por exemplo existir uma alteração na identificação dos elementos (ex. figura 1 passa a ter a identificação figura 2), ao serem criadas referências cruzadas no texto estas são também automaticamente actualizadas.
Como criar uma referência cruzada?
Depois de inserirmos uma legenda numa imagem ou tabela e pretendermos referenciar esse elemento ao longo do documento, basta ir a INSERT (inserir) e escolher Cross-reference (referência-cruzada). Depois seleccionamos o tipo de referência (ex. Figura, Tabela, Equação, etc), indicamos o elemento ao qual nos pretendemos referenciar e do lado direito definem qual a informação a incluir no texto (apenas texto, texto e numero, nº da página, etc).

word_00

Depois carregando em Insert (inserir), é criada automaticamente uma referência cruzada no texto ao elemento indicado.

word_01
Esperamos que esta dica seja úteis a todos os que usam o Word, especialmente ao estudantes que necessitam de criar relatórios, teses, manuais, etc. Bom trabalho!

Como fazer índices automáticos no Word 2007

Ora aqui está um tema que acho interessante e no qual andava sempre a bater com a cabeça por não ter um método correcto para o fazer.
O objectivo é mostrar como se fazem índices automáticos com numeração no MS Word de forma muito simples.


Bem, a partir de hoje acabaram-se os índices “feitos à mão”, isto é, nada de andar a escrever no documento os números e depois altera-se uma página e la se anda a mudar os ditos números de página em página.

Basicamente para fazer este processo definem os estilos e aplica-se a numeração. Simples não é?

Vamos la começar:
1) Criar um novo documento
2) Ir ao grupo Paragraph e escolher Multilevel List


multilevel

3) Após aparecer o seguinte ecrã, carregue no botão More para ver mais opções

sshot-2

4) Como pode verificar no ecra seguinte, é possível definir uma série de parâmetros associados ao estilo que está a personalizar de momento

sshot-1

NUMERAÇÃO
Vamos agora definir a numeração para os niveis 1 e 2 (Heading 1 e Heading 2)
Nível 1 (Heading 1)
Link level to style: Heading 1
Level to show in gallery: Level 1
Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numeração (ex: 1) ou 1. )
Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numeração neste nível (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)

Untitled-4
Nível 2 (Heading 2)
Link level to style: Heading 2
Level to show in gallery: Level 1
Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numeração (ex: 1) ou 1. ).
Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numeração neste nível (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)
Include level number from: aqui definimos Level 1 (depois de definir a opção escolhida vai desaparecer). Não esquecer que vamos dar seguimento ao correspondente nível 1 em que nos encontramos..este parâmetro é definido aqui.

Untitled-5

EXEMPLO
Para se aprenderem estas coisas nada melhor que um exemplo. Vamos então elaborar o seguinte documento.

sshot-3

Não esquecer que agora é so aplicar os estilos definidos. Por exemplo onde diz 1) A história do pplware foi aplicado o Heading 1. No nível 2 (1.1 Como nasceu foi aplicado o Heading 2)
O próximo passo é incluir de forma automática o índice. Definimos no nosso documento onde o pretendemos colocar e depois vamos a  References e depois escolhemos Table of Contents.

Untitled-8

Por “magia” o índice irá aparecer automaticamente na vossa página.

sshot-4

Para finalizar só referir 2 coisas: na produção de um longo documento este processo é essencial e mesmo que nao andem sempre a actualizar o índice quando mandarem imprimir ele faz esse serviço automaticamente.

Se pretenderem actualizar no momento, botão do lado direito do rato em cima do indice e Update.