9 de dez. de 2008

Deixe sua conexão mais rápida

Um dos problemas que encontramos no Brasil é Banda Larga, você paga para ter acesso rápido à internet, mas acaba tendo por muitas vezes uma “emulação” de Banda Larga. Os serviços frequentemente ficam fora do ar, ou quando não estão fora, nem sequer chegam atingir a velocidade desejada. Fazer o que? Os provedores garantem apenas 10% da banda no contrato e estão cobertos de sua própria razão e justiça. Por enquanto o jeito é se conformar com isso e ir dando um “jeitinho” para tentar navegar com dignidade.
Nessas condições o que resta para o usuário é “se virar nos 30” para tentar melhorar ao máximo sua sua “Banda-Larga-Dial-up brasileira”. Um elemento importante na velocidade de sua navegação é o DNS, que é quem traduz os endereços que você digita em letras, por ex.: http://www.strobous.com para endereços IP (por ex.: 200.100.50.25). Isso Acontece toda vez que você visita um WEB site, envia um email ou digita um endereço de algum site. Se um Servidor DNS estiver fora, vai parecer que a Internet está fora. Se um servidor DNS estiver sobrecarregado, levará tempo para executar sua requisição.
O problema é que no Brasil, os servidores de DNS raramente funcionam de forma eficiente. Muitos provedores de internet sofrem para resolver os domínios com rapidez, resultando em páginas que demoram para abrir.
E o que você pode fazer para melhorar isso? Uma opção que testei e vale muito à pena (você vê na prática a diferença) é, ao invés de usar o Endereço DNS fornecido pelo seu provedor, experimente adotar o OpenDNS. Este serviço gratuito (e nada intrusivo - garantido) faz uma rápida busca e tradução dos endereços, que são usados a cada vez que você manda um e-mail, visita uma página de internet, utiliza serviços P2P, e assim por diante.
Utilizando uma base de dados inteligente, o OpenDNS beneficia o usuário com sua rede de alta performance, distribuída geograficamente e acompanhada por servidores redundantes. O serviço responde à sua conexão utilizando o servidor mais próximo, tornando tudo mais rápido e confiável.
Além disso, o OpenDNS oferece serviços muito interessantes. Erros de digitação comuns, como digitar .cmo ao invés de .com, são corrigidos automaticamente, de forma transparente para o usuário. Um virtuoso filtro contra phishing (uma entre as diversas formas de tentar roubar o seu dinheiro com golpes online) impede que você entre em sites comprovadamente perigosos, exibindo um aviso no navegador.
Quer mais? Não é necessário instalar absolutamente nada em seu computador, e o serviço funciona em qualquer sistema operacional: Windows, MacOS, Linux, e assim por diante. A empresa ganha dinheiro ao exibir propagandas e anúncios APENAS nos sites que você digitar errado, cujo domínio não existir. Trocando em miúdos, ele não interfere em sua navegação!”
Gostou da idéia? Mãos à obra! Basta modificar a sua configuração de DNS e adicionar os números abaixo:
win
DNS Primário: 208.67.222.222
DNS Secundário: 208.67.220.220
Usuários Windows 2000, XP ou Vista
- Entre no painel de controle, abra as conexões de rede e selecione o seu dispositivo de interface com a Internet
- Clique em propriedades e selecione o protocolo de Internet (TCP/IP)
- Clique em propriedades
- Basta preencher os campos de DNS primário e secundário com os números indicados acima e aceitar as configurações
Teste e comprove OpenDNS !
Fonte: Wilgle

Nenhum comentário: