14 de mar. de 2011

Como desinstalar o Windows 7 SP1



Se você estiver enfrentando algum problema após a instalação do Service Pack 1 do Windows 7, eis aqui como reverter a situação removendo o SP1.


Como desinstalar o Windows 7 Service Pack 1

Método 1

Abra o Painel de Controle-> Desinstalar um Programa.
Do lado esquerdo da janela que abrir selecione “Exibir atualizações instaladas”.
Selecione “Service Pack for Microsoft Windows (KB976932)”, clique com o botão direito sobre a atualização e selecione “Desinstalar”. Durante a confirmação clique em “Sim”.

Método 2

Execute o prompt de comando como administrador, digite:
wusa.exe /uninstall /kb:976932
Dê ENTER e OK para confirmar.

Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS


Resumidamente, o DNS (Domain Name Server) serve para que você possa se conectar a um site sem a necessidade de digitar seu IP, ou melhor, o DNS permite que o usuário acesse um site pelo seu domínio, não pelo IP da máquina que ele está alojado, exemplo: google.com.br -> 74.125.229.112. Com certeza se tivéssemos que digitar o IP de todos os sites ao invés de seus domínios a internet não teria se popularizado tanto.

Sabendo que o Windows armazena o DNS em um cache para acelerar a consulta em futuras conexões, se você decidir mudar de provedor DNS ou tem um site na internet e mudou de domínio talvez seja interessante as simples dicas abaixo, afinal, se um provedor DNS for modificado durante uma seção no Windows os dados antigos é que serão usados e no segundo caso, se o domínio de um site for modificado, ele pode demorar até 48 horas para se propagar.

Como limpar o cache DNS

A maneira mais fácil é através do Prompt de comando. Você pode acessar o Prompt de Comando através das teclas Win+R e digitando no menu executar “cmd” (sem aspas).
Usando o comando abaixo todos os registros são removidos:
Ipconfig /flushdns
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS

Como exibir o cache DNS

Se você limpou o DNS do Windows é muito provável que queira confirma isso, para tanto use o comando:
Ipconfig /displaydns
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS

Como desativar o cache DNS


Se você quiser desativar o cache DNS para reiniciá-lo ou por qualquer outro motivo o comando é o seguinte:
net stop dnscache
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS
* Vale ressaltar que para este comando é necessário executar o Prompt de Comando com privilégios de administrador.
A consequência em se desativar o cache DNS é que talvez sua conexão fique mais lenta.

Como ativar o cache DNS


O comando é o seguinte:
net start dnscache
Como exibir, limpar/esvaziar, desativar e ativar o cache DNS
Para todos aqueles que estão enfrentando algum tipo de problema com erros de DNS, páginas 404 ou algo assim, recomenda-se fechar os navegadores abertos e usar a sequência de comandos conforme abaixo:
ipconfig /flushdns
em seguida:
net stop dnscache
e depois:
net start dnscache

12 de mar. de 2011

Microsoft Word – Sabe fazer referências cruzadas?

Uma das ferramentas que uso com muita frequência é a suite da Microsoft, mais concretamente o Word. Para mim, é a ferramenta mais completa e poderosa deste segmento, disponibilizando funcionalidades para quase tudo.

word_000

O que é uma referência cruzada?
Quando escrevemos um documento, é comum incluirmos imagens, tabelas e outros elementos. Ao longo da escrita do documento por vezes temos a necessidade de fazer referência a esses elementos.
Uma referência cruzada faz referência a um item que aparece numa outra localização num documento  – por exemplo, “Ver Figura 1.” É claro que este processo pode ser feito “manualmente”, no entanto considerando que pode por exemplo existir uma alteração na identificação dos elementos (ex. figura 1 passa a ter a identificação figura 2), ao serem criadas referências cruzadas no texto estas são também automaticamente actualizadas.
Como criar uma referência cruzada?
Depois de inserirmos uma legenda numa imagem ou tabela e pretendermos referenciar esse elemento ao longo do documento, basta ir a INSERT (inserir) e escolher Cross-reference (referência-cruzada). Depois seleccionamos o tipo de referência (ex. Figura, Tabela, Equação, etc), indicamos o elemento ao qual nos pretendemos referenciar e do lado direito definem qual a informação a incluir no texto (apenas texto, texto e numero, nº da página, etc).

word_00

Depois carregando em Insert (inserir), é criada automaticamente uma referência cruzada no texto ao elemento indicado.

word_01
Esperamos que esta dica seja úteis a todos os que usam o Word, especialmente ao estudantes que necessitam de criar relatórios, teses, manuais, etc. Bom trabalho!

Como fazer índices automáticos no Word 2007

Ora aqui está um tema que acho interessante e no qual andava sempre a bater com a cabeça por não ter um método correcto para o fazer.
O objectivo é mostrar como se fazem índices automáticos com numeração no MS Word de forma muito simples.


Bem, a partir de hoje acabaram-se os índices “feitos à mão”, isto é, nada de andar a escrever no documento os números e depois altera-se uma página e la se anda a mudar os ditos números de página em página.

Basicamente para fazer este processo definem os estilos e aplica-se a numeração. Simples não é?

Vamos la começar:
1) Criar um novo documento
2) Ir ao grupo Paragraph e escolher Multilevel List


multilevel

3) Após aparecer o seguinte ecrã, carregue no botão More para ver mais opções

sshot-2

4) Como pode verificar no ecra seguinte, é possível definir uma série de parâmetros associados ao estilo que está a personalizar de momento

sshot-1

NUMERAÇÃO
Vamos agora definir a numeração para os niveis 1 e 2 (Heading 1 e Heading 2)
Nível 1 (Heading 1)
Link level to style: Heading 1
Level to show in gallery: Level 1
Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numeração (ex: 1) ou 1. )
Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numeração neste nível (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)

Untitled-4
Nível 2 (Heading 2)
Link level to style: Heading 2
Level to show in gallery: Level 1
Enter formatting number: Pode aqui definir qual o aspecto da numeração (ex: 1) ou 1. ).
Number style for this level: Aqui deve escolher qual o estilo do caracter a usar para numeração neste nível (ex: 1,2,3 ou a,b,c, etc)
Include level number from: aqui definimos Level 1 (depois de definir a opção escolhida vai desaparecer). Não esquecer que vamos dar seguimento ao correspondente nível 1 em que nos encontramos..este parâmetro é definido aqui.

Untitled-5

EXEMPLO
Para se aprenderem estas coisas nada melhor que um exemplo. Vamos então elaborar o seguinte documento.

sshot-3

Não esquecer que agora é so aplicar os estilos definidos. Por exemplo onde diz 1) A história do pplware foi aplicado o Heading 1. No nível 2 (1.1 Como nasceu foi aplicado o Heading 2)
O próximo passo é incluir de forma automática o índice. Definimos no nosso documento onde o pretendemos colocar e depois vamos a  References e depois escolhemos Table of Contents.

Untitled-8

Por “magia” o índice irá aparecer automaticamente na vossa página.

sshot-4

Para finalizar só referir 2 coisas: na produção de um longo documento este processo é essencial e mesmo que nao andem sempre a actualizar o índice quando mandarem imprimir ele faz esse serviço automaticamente.

Se pretenderem actualizar no momento, botão do lado direito do rato em cima do indice e Update.