24 de fev. de 2011

Como se tornar dono de arquivos e pastas

Desde o Windows Vista os usuários passaram a ter mais problemas com permissões ao lidar com arquivos e pastas. Em muitos casos qualquer mudança mínima exige a permissão do administrador da máquina, mesmo quando os arquivos utilizados são de nossa propriedade.

A função Take Ownership (tornar-se dono) é uma das melhores maneiras de resolver o problema. Ela pode ser aplicada diretamente ao arquivo de sua preferência e dá total liberdade de utilização para o usuário. As dicas apresentadas neste artigo servem para Windows Vista e 7.

Tome conta de tudo
Para tornar-se dono de um arquivo ou pasta, é necessário que você use uma conta com poderes de administrador na hora de configurar os dados pela primeira vez.
O primeiro passo é clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar a opção "Propriedades";


Na janela que surgir, acesse a aba "Segurança" e encontre o botão chamado de "Avançadas";


Dentro da nova etapa, selecione a aba "Proprietário" e clique em "Editar";


Nesta parte você pode escolher qualquer usuário da máquina para atribuir a posse do arquivo ou pasta selecionado;


Caso ele não esteja na lista, clique em "Outros usuários ou grupos" e pesquise pelo nome do usuário desejado. Desta forma você terá todos os direitos sobre o arquivo ou pasta e poderá editá-los livremente.

Dicas do Windows 7: rode todos seus programas como administrador

Quem utiliza um computador através de uma conta padrão, ou seja, como convidado, já deve ter sofrido ao tentar instalar ou executar determinados programas. Isso acontece porque certas ações só podem ser exercidas pelo administrador do PC, que impede o funcionamento do aplicativo por questões de segurança.

Porém, como muitos usuários devem saber, no Windows 7 existe um modo de burlar esse “bloqueio”. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o programa em questão e selecionar a opção “Executar como administrador” para que você obtenha o privilégio necessário.

Executar como administrador no modo manual


O problema é que repetir esse processo diversas vezes é cansativo e incômodo. Imagine fazer isso em um programa que você utiliza com frequência. Pois saiba que há um modo de automatizar a mudança e tornar a execução de seus aplicativos muito mais prática.

Como faz?
Para deixar seu acesso a determinadas tarefas sempre no nível “Administrador”, você precisa entrar na visualização de propriedades do programa. Para isso, clique com o botão direito sobre o instalador (no caso de o problema ser a instalação) ou sobre o arquivo executável (caso queira fazê-lo rodar sempre nesse nível) e selecione a opção “Propriedades”.




Executar como administrador automático


Na nova janela, selecione a aba “Compatibilidade”. Entre as várias possibilidades de alteração oferecidas nesta área, note que mais abaixo há a opção “Executar este programa sempre como administrador”. Selecione-a e clique no botão “Aplicar” para salvar as mudanças feitas. E pronto!
A partir de agora, mesmo que sua conta seja apenas de convidado, você pode utilizar qualquer programa como se fosse o dono do computador, sem precisar fazer o chato processo de adaptação toda vez que tentar executá-lo.